quarta-feira, 20 de outubro de 2010

MPU, 2010 – UNB/CESPE

Cursos de media training e de media literacy integram o rol de alternativas para a gestão da comunicação nas organizações, mas, em razão de seu caráter estratégico, não são recomendados para um canal corporativo de TV, pois cursos dessa natureza são oferecidos apenas para os staffs mais elevados na pirâmide organizacional.

Análise: 
Os cursos citados são fundamentais para aprender a falar e se relacionar com a imprensa, com a mídia. O público-alvo normalmente é: empresários, executivos, responsáveis pela comunicação interna e externa de empresas, profissionais liberais, todos interessados em melhorar a comunicação com a mídia. Assim, o curso não é direcionado apenas aos staffs mais elevados na pirâmide organizacional, podendo, sim, ser recomendado para o canal corporativo. Portanto, a alternativa está “errada”.

Questão 142
Processo seletivo público MPU (Ministério Público da União). Cargo 8: Analista de Comunicação Social

terça-feira, 19 de outubro de 2010

MPU, 2010 – UNB/CESPE

Helvetica é uma fonte suíça, surgida no período pós-guerra, que obteve ampla internacionalização, graças ao seu estilo despersonalizado e sem serifa.

Análise:
A Helvetica é uma família tipográfica sem-serifa, considerada como uma das mais populares ao redor do mundo. Devido às preocupações que originaram seu desenho – uma fonte sem-serifa, bastante limpa para a máxima legibilidade – é uma das fontes mais associadas ao modernismo no design gráfico. A Helvetica foi desenvolvida por Max Miedinger em 1957 para a tipografia suíça Haas’sche Schriftgießerei. Seu título é derivado de Helvetia, o nome latino da Suíça. Portanto, a alternativa está “correta”.


Questão 144
Processo seletivo público MPU (Ministério Público da União). Cargo 8: Analista de Comunicação Social

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

MPU, 2010 – UNB/CESPE

Fonte, tanto na tipografia com tipos móveis quanto na tipografia digital, consiste em um conjunto de caracteres que se definem pelas curvas de seu desenho (glifos) e por suas propriedades.

Análise:
As fontes tipográficas, ou simplesmente fontes, ou tipos, são classificadas segundo suas principais características, as serifas. Na tipografia, as serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes (traço que define a estrutura básica da letra; tronco do caractere) das letras. São classificadas em 4 grupos básicos: as com serifas, as sem serifas, as cursivas e as fontes dingbats. Portanto, a alternativa está “errada”.

Questão 145
Processo seletivo público MPU (Ministério Público da União). Cargo 8: Analista de Comunicação Social